A Conferência de Líderes agendou para esta quarta-feira a tomada de posse da comissão de inquérito ao caso das gémeas luso-brasileiras, que vai ser liderado por um deputado indicado pelo Chega, tendo em conta que se trata de um projeto potestativo “de caráter obrigatório”.
Recorde-se que foi o partido de André Ventura que propôs este inquérito depois de ter sido conhecido o relatório da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS), que concluiu que o acesso à consulta de neuropediatria das gémeas, no Hospital de Santa Maria, foi ilegal.
A tomada de posse está marcada para as 14h30, cabendo a presidência ao Chega, a primeira vice-presidência ao PSD e a segunda vice-presidência ao PS.
Os 17 deputados ficaram distribuídos da seguinte forma: quatro deputados do PSD, quatro deputados do PS, três deputados do Chega e um deputado para as restantes forças políticas, incluindo o PAN.
A comissão parlamentar de inquérito para verificação da legalidade e da conduta dos responsáveis políticos alegadamente envolvidos na prestação de cuidados de saúde a duas crianças (gémeas) tratadas com o medicamento Zolgensma terá 120 dias para concluir o seu trabalho.
O caso das duas gémeas residentes no Brasil que adquiriram nacionalidade portuguesa e receberam em Portugal, em 2020, o medicamento Zolgensma, com um custo total de quatro milhões de euros, foi divulgado pela TVI, em novembro último, e está a ser investigado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), assim como pela Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS), que já produziu o seu relatório.
https://executivedigest.sapo.pt/noticias/caso-gemeas-marcelo-diz-que-tomara-decisao-sobre-ida-a-comissao-de-inquerito-em-tempo-oportuno/
https://executivedigest.sapo.pt/noticias/caso-gemeas-chega-avanca-com-comissao-parlamentar-potestativa-apos-falta-de-acordo-com-psd/
https://executivedigest.sapo.pt/noticias/igas-diz-que-presidencia-ministerio-da-saude-e-santa-maria-privilegiaram-acesso-das-gemeas-luso-brasileiras-a-medicamento/














